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terça-feira, 17 de março de 2015

ESTABELECE / ESTABELECEM

Tenho dúvida sobre a correção da concordância verbal no texto: “Ainda que estejam contaminadas pelas suas inclusões na lista dos que sofrerão inquérito no Supremo Tribunal Federal, as ações dos presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha e Renan Calheiros, nas últimas horas, estabelece um divisor de águas nas relações do Congresso com o governo da presidente Dilma Rousseff, sob liderança do PMDB”.

A regra básica da concordância verbal é “o verbo concorda com seu sujeito em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª).

O núcleo do sujeito de estabelecer, no caso acima, é o substantivo plural “ações”. 
O verbo deve, necessariamente ir para a 3ª pessoa do plural.

“...as ações dos presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha e Renan Calheiros, nas últimas horas, estabelecem um divisor de águas...“

segunda-feira, 16 de março de 2015

CONSIGO / CONTIGO?

Como e quando devo usar devo usar o pronome consigo?

Embora alguns portugueses usem de forma aleatória, a Gramática Normativa estabelece que o pronome “consigo” só deve ser usado de forma reflexiva, isto é, a ação verbal retorna para o seu agente.

Vejam por exemplo o trecho a seguir, retirado de um jornal de grande circulação:

“Isso implica que algo crucial vem sendo omitido quando se fala dessas guerras e esses veteranos acabam carregando isso consigo, frequentemente numa profunda solidão”.
Os “veteranos” carregam “isso” com eles mesmos.

Quando, porém, estamos falando com alguém e usamos a 2ª pessoa do discurso, usamos “contigo” para o singular e “convosco” para o plural.

          “Estou falando contigo, menino malcriado!”
          “Ide e levai convosco toda a esperança do povo!”

A dificuldade reside, provavelmente, em nosso uso costumeiro do pronome “você” no registro coloquial.

quinta-feira, 12 de março de 2015

CONVENCER DE - CONVENCER A

Um colunista famoso publicou um artigo com o seguinte trecho: 

“É porque o seu sucesso depende essencialmente da arte política de convencer a sociedade que o ajuste será o mais inteligente possível...”. 

A regência verbal está correta?

Como diria o Prof. Francisco Fernandes, “convencer alguém de (a) alguma coisa”.

·        Convenceu os atletas a comer menos carboidratos.
·        Convenceram os ouvintes de que o plano era perfeito.

A frase deve ser corrigida para “É porque o seu sucesso depende essencialmente da arte política de convencer a sociedade de que o "ajuste" será o mais inteligente possível...”.

quarta-feira, 11 de março de 2015

MEDIAM / MEDEIAM

Na fase “Ângela Merkel e François Holland mediam as conversações sobre o cessar fogo”, o verbo está corretamente flexionado?

Há um equívoco na flexão do verbo “mediar”. Usado dessa forma, entende-se que os dois personagens verificam a "extensão” das citadas conversações.

Os verbos irregulares “mediar – ansiar – remediar – incendiar – odiar” apresentam uma vogal epentética /e/ nas formas rizotônicas do presente do indicativo e nas formas dele derivadas.

Eu medeio – tu medeias – ele medeia – nos mediamos – vós mediais – eles medeiam.
Eu anseio – tu anseias – ele anseia – nós ansiamos – vós ansiais – eles anseiam.
Eu remedeio – tu remedeias – ele remedeia – nós remediamos – vós remediais – eles remedeiam.
Eu incendeio – tu incendeias – ele incendeia – nós incendiamos – vós incendiais – eles incendeiam.

Eu odeio – tu odeias – ele odeia – nós odiamos – vós odiais – eles odeiam.

quarta-feira, 4 de março de 2015

SUBSÍDIO / SUBZÍDIO

Ouvi uma personalidade declarar que “A diminuição de subSídios não vai fazer o País parar”, pronunciando a letra [S] como se fosse um /Z/. É correto?

Sua Excelência estava equivocada. A letra [S] somente representa o fonema /Z/ quando estiver entre vogais: asa – casa – peso – preciso – confuso.

Na palavra subsídios, o [s] está entre uma consoante e uma vogal e representa a consoante fricativa alveolar surda, como em precipício; caçoar; assassino; obsoleto; absurdo...

terça-feira, 3 de março de 2015

AMBIGUIDADE

“O governador Geraldo Alckmin, decretou, nesta quinta-feira o fim do prazo de espera para a retomada das obras da linha 4-amarela do metrô. Alckmin disse que as multas e advertências possíveis foram aplicadas ao consórcio Isolux-Corsan-Corviam.
Desacreditado, o governador disse que ‘não tem mais jeito’ e que uma nova licitação será feita até o fim do semestre”.
O termo em destaque refere-se a quem?
O autor imaginou que o contexto incumbir-se-ia de desfazer a ambiguidade evidente, pois, da forma como está, o “desacreditado” tanto pode ser o consórcio como o próprio governador.
Quando escrevemos, devemos ter em mente o leitor de nosso texto. Ele é a peça mais importante no processo desencadeado com o ato de escrever. Se o leitor não conseguir decodificar bem a mensagem, perderam-se os tempos do emissor e do receptor, pois não ocorreu a comunicação, logo, para que serve o texto? Para nada, evidentemente.
O mais interessante é que, neste texto, a ausência do termo destacado seria suficiente para desfazer a ambiguidade. Basta tirar o “desacreditado” para o consórcio tornar-se desacreditado, na visão do governador. 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PLURAL DE POMBO-CORREIO

Como é feito o plural dos compostos do tipo “pombo-correio”, “navio-escola” e “fazenda-modelo”?

Os substantivos compostos ligados por hífen, em que o segundo elemento especifica o primeiro, fazem o plural com a flexão apenas do primeiro elemento formador:
·  
  1. substantivo + preposição clara + substantivo = água-de-colônia e águas-de-colônia;
  2. substantivo + preposição oculta + substantivo = cavalo-vapor e cavalos-vapor;
  3. substantivo + substantivo que funciona como determinante do primeiro, ou seja, especifica a função ou o tipo do termo anterior.

Exemplos:
·        navio-escola / navios-escola
·        palavra-chave - palavras-chave
·        rádio-relógio - rádios-relógio
·        notícia-bomba - notícias-bomba
·        homem-rã - homens-rã
         peixe-espada - peixes-espada