Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O VERBO MEDIAR

Em “Querem que a Comissão de Educação medie os entendimentos”, a grafia do verbo destacado está correta?

Os verbos irregulares “mediar – ansiar – remediar – incendiar – odiar” apresentam uma vogal epentética /e/ nas formas rizotônicas do presente do indicativo e nas formas dele derivadas.*

Eu medeio – tu medeias – ele medeia – nos mediamos – vós mediais – eles medeiam.
Eu anseio – tu anseias – ele anseia – nós ansiamos – vós ansiais – eles anseiam.
Eu remedeio – tu remedeias – ele remedeia – nós remediamos – vós remediais – eles remedeiam.
Eu incendeio – tu incendeias – ele incendeia – nós incendiamos – vós incendiais – eles incendeiam.
Eu odeio – tu odeias – ele odeia – nós odiamos – vós odiais – eles odeiam.


* Epêntese: adição de um fonema no interior de uma palavra.

Um comentário:

  1. Dos verbos MARIO, assim também se conjuga o verbo intermediar, derivado de mediar. Os demais verbos terminados em IAR são regulares.

    ResponderExcluir